Os trabalhos deverão ser enviados na forma de RESUMO EXPANDIDO, até a data limite de 17 de julho de 2017 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serão aceitos trabalhos de pesquisa científica, revisões de literatura e relatos de caso, em todos os casos para a apresentação na forma de pôster. O envio será somente por meio eletrônico, e deverão ser enviados dois arquivos: (1) o primeiro completo; e o (2) segundo sem os nomes e origens institucionais dos autores, o qual será enviado para avaliação dos relatores..

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no 15º CONPAVEPA.

Os arquivos serão aceitos somente em arquivos em formato Microsoft Word contendo até 10.000 (dez mil) caracteres, contemplando:

1)  No caso dos artigos científicos: título (português e inglês), autor(es), instituição, palavras-chave (3 palavras), introdução, objetivos, material e métodos, resultados parciais ou totais da pesquisa, discussão, conclusões e bibliografia. Os agradecimentos são opcionais. O número de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais, quando se tratar de pesquisa com animais, deverá ser informado. 


2)  No caso das revisões de literatura ou relato de caso: título (português e inglês), palavras-chave (3 palavras), introdução (opcional), revisão da literatura, relato do caso, discussão (opcional nas revisões da literatura e obrigatória nos relatos de caso), considerações finais e referências. Os agradecimentos são opcionais. 


As páginas do arquivo deverão estar configuradas para folha A4, orientação retrato, fonte Time News Roman e tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) e a bibliografia segundo as normas da ABNT.

Cada item do resumo expandido deverá ser posicionado a esquerda, em negrito, e separado dos textos que o antecede e precede por um espaço.

O envio do resumo expandido pressupõe a aprovação de todos os autores e, portanto, não haverá alterações e/ou correções após o encerramento das inscrições.

1. Autor(es):

É obrigatório informar o nome científico e a origem institucional de cada um dos membros, além de um e-mail para contato.

1.1. Nome científico:

Informe o nome utilizando a forma abreviada (Exemplo: SILVA, J.; FERREIRA, A. C.).

1.2. Origem institucional:

No caso de Instituição de Ensino Superior, informe somente a sigla da instituição ao qual pertença (Exemplo: FMVZ USP). Não inclua o departamento/setor e/ou a titulação do membro.

2. Fomento (se houver):

Informe a sigla da(s) agência(s) de fomento que apoiam/apoiaram, com recursos, o trabalho, e o número do processo (Exemplo: FAPESP 000000/00).

3. Imagens, figuras, tabelas e gráficos:

Todas as imagens deverão ser enviadas em arquivos JPG, alta resolução (300dpi ou superior) com tamanho mínimo de 500 kb para imagens pequenas (máximo 8,0 x 5,0 cm), e tamanho mínimo de 1 MB para imagens até 15,0 x 10,0 cm, necessariamente, separadas do arquivo do texto. Imagens inseridas no documento do Word ou outro editor de textos não permitem impressão e não serão aceitas. Figuras, tabelas e gráficos deverão ser inéditos e acompanhados de legenda que descreva em detalhes a imagem. Setas devem ser usadas para especificar um ou mais focos de interesse. Todas as imagens deverão ser acompanhadas pelo nome do detentor dos seus direitos ou da origem da mesma.

4. Referências no texto:

As referências que forem utilizadas na confecção do texto deverão ser relacionados ao final do mesmo, ordenadas alfabeticamente, seguindo o estilo do exemplo abaixo:

4.1. Artigos científicos:

YUKNA, R. A. Osseous defect responses to hydroxyapatite grafting versus open flap debridement. Journal of Clinical Periodontology, v. 16, p. 398-402, 1989.

4.2. Livros:

WIGGS, R. B.; LOBPRISE, H. B. Veterinary dentistry – Principles & Practice, Philadelphia: Lippincott-Raven, 1997. p. 748.

4.3. Teses:

FERRO, D. G. Estudo clínico da aplicação de peptídeo sintético de adesão celular (PepGen-P15®) em lesões periodontais graves de cães. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

5. Normas para elaboração do poster, para os trabalhos científicos aprovados:

5.1. Formato e conteúdo:
o poster deve ser confeccionado nas dimensões de 90 cm (largura) por 120 cm (altura), utilizando o Microsoft Power Point. O poster deverá ser legível a 1,0 m de distância.

A parte superior do poster deve conter: título, autores, instituição dos autores, agência de fomento (se houver) e palavras-chave.

5.2. Montagem e retirada: a responsabilidade da montagem e retirada do poster, durante o evento, é única e exclusivamente dos autores. Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao poster, durante todo o tempo da sessão, para responder às questões dos interessados.

5.3. Certificação: o certificado de apresentação do trabalho será entregue no formato digital, enviado ao e-mail do autor principal; sendo efetuado o envio de uma mensagem de e- mail por trabalho, constando o título e os nomes cientificos dos autores cadastrados no envio do resumo.