1º Simpósio Paulista do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária acontecerá na programação paralela do 15º CONPAVEPA

 

Profissionais interessados nos segmentos de Nefrologia e Urologia podem participar de simpósio que abordará temas com profundidade e de forma inovadora sobre ambas as especialidades

Por Clockwork Agência de Comunicação

 


ARTE: Sabrina Andrade/Clockwork Agência de Comunicação 

 

A nefrologia e urologia de pequenos animais estão entre as especialidades da Medicina Veterinária que mais se desenvolvem no Brasil, seja em inovação, informação e oportunidade. Manter-se atento a todas as transformações é um importante diferencial para o profissional que atua no segmento. Para os interessados no assunto, acontece em São Paulo o 1º Simpósio Paulista do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária (CBNUV). O evento que ocorre entre 8h e 12h, dos dias 17 e 18 de outubro, faz parte da agenda simultânea do 15º Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (CONPAVEPA).

“Nos últimos anos, a nefrologia e urologia de pequenos animais é uma das especialidades que mais tem se aprimorado. O que faz com que tanto o diagnóstico, como o tratamento, das doenças que acometem o sistema urinário, sejam bem mais empregadas, aumentando os benefícios para os pacientes. As informações se renovam constantemente e é imprescindível que o profissional se disponha a atuar na área acompanhe essa evolução de conhecimento. Por este motivo elaboramos um evento paralelo ao 15º CONPAVEPA, que abordará somente aspectos de nefrologia em cães e gatos”, explica o veterinário e professor Luciano Giovanini, diretor científico do CONPAVEPA.

O 1º Simpósio Paulista do CBNUV, durante dois dias colocará em discussão assuntos como, por exemplo, avaliação e tratamento dos distúrbios do eixo cardiovascular-renal e infecções bacterianas no trato urinário. Especialista no assunto, entre os palestrantes convidados está o doutor Hélio Autran de Morais, renomado professor da Oregon State University e diplomado pelo American College of Veterinary Internal Medicine nas especialidades de Medicina Interna de Pequenos Animais e em Cardiologia. “Por estes motivos convidamos o dr. Hélio para proferir palestras. Traremos [dos Estados Unidos] esse palestrante de alta competência para abordar assuntos relacionados aos distúrbios do eixo-cardiovascular renal (avaliação e tratamento), além das infecções urinárias, antigamente denominado como síndrome cardiorrenal. Este é um assunto em pauta há bastante tempo, refletindo a necessidade de atendimento e atualização do assunto, devido à alta frequência com que atendemos cães e gatos com concomitantes doenças renais e cardíacas. E tenho certeza que o dr. Hélio nos trará informações importantes a respeito deste tema”, afirma Giovanini.

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFA/MG), o doutor Leandro Zuccolotto Crivelenti está entre os palestrantes do Simpósio Paulista do CBNUV. Especialista em Clínica Médica e Nefrologia e Urologia, o dr. Crivelenti soma experiência nacional e internacional e é ele quem ministra a palestra “Proteinúria: Evidências e realidade - Da indicação da biópsia renal à análise histopatológica”. “Esse é um tema de extrema relevância em decorrência da nossa alta casuística de glomerulopatias. A palestra abordará o tema de forma que consiga atingir os clínicos, estudantes e pesquisadores/profissionais da área de nefrologia/urologia, salientando a importância do diagnóstico precoce e possíveis intervenções”, explica Crivelenti que enfatiza a relevância da parceria entre o Simpósio e o CONPAVEPA. “As características de dinamismo do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária sempre abrilhantaram os congressos com temas importantes para todas as estratificações da Medicina Veterinária. Em especial o CONPAVEPA trará a mesma ideologia sobre as perspectivas para o futuro da nefrologia e urologia, não somente na espera paulista, bem como nacional”, completa.

Também estão confirmadas as participações do dr. Douglas Segalla Caragelasco. Formado em 2009 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), o dr. Caragelasco terminou seu mestrado em 2013 e atualmente é doutorando do Programa de Clínica Médica também pela FMVZ/USP. Na Anclivepa-SP é coordenador do Curso de Especialização em Patologia Clínica e Citologia. O especialista que realiza atua no atendimento de cães e gatos nas áreas da endocrinologia e nefrologia participa desta edição do simpósio tratando do assunto “Proteinúria: Evidências e realidade - Do exame de urina I à eletroforese de proteínas urinárias”. E a dr. Cinthia Ribas Martorelli é traz à tona o tema “Proteinúria: Evidências e realidade - Quando tratar?”. A dra. Cinthia é formada em Medicina Veterinária pela Universidade de Guarulhos (UNG). Mestre em Clínica Veterinária e doutora em Clínica Veterinária, Nefrologia e Urologia de Pequenos Animais pela FMVZ/USP, dra. Cinthia atua no atendimento especializado em Nefrologia e Urologia de cães e gatos.

De acordo com o dr. e professor Giovanini, o CBNUV adotará um formato de palestras bastante parecido com o proposto para essa edição do CONPAVEPA, que tem como objetivo promover todo o conteúdo programado com profundidade e de forma inovadora. O CBNUV também tem sempre utilizado do sistema de palestras rápidas (20 minutos) sequenciais, sobre um assunto específico, culminando com a mesa redonda, para perguntas e respostas entre público e palestrantes. E neste modelo achamos interessante discutir a proteinúria, focando na fisiopatologia, diagnóstico (eletroforese de proteínas urinárias e biópsia renal), e tratamento. Também porque este é um assunto que frequentemente “tira o sono tranquilo” não só os especializados em nefrologia, mas também os clínicos gerais. E contaremos com o dr. Leandro Zuccolotto Crivellenti, dra. Cinthia Ribas Martorelli, e dr. Douglas Segalla Caragelasco, que estão entre os pesquisadores que mais dominam este assunto.

Realizado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) e organizado pela Glocal, em 2016, o CONPAVEPA em conjunto com as feiras VET EXPO e PET SHOP mobilizaram um público de cerca de 12 mil visitantes. Ao todo o congresso para profissionais e estudantes de Medicina Veterinária promoveu 120 palestras e contou com 90 palestrantes com experiência nacional e internacional. Este ano, o evento que chega a sua 15ª edição soma 84 palestras e seis mesas redondas confirmadas. A programação será separada entre os quatro auditórios e também por grau de abordagem. O objetivo é promover o conteúdo com profundidade e de forma inovadora. Além do 1º Simpósio Paulista do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária (CNBUV), o Simpósio de Ortopedia da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária (OTV), o Cat in Rio e o Congresso de Auxiliar de Veterinário.

Para conferir a grade de palestras clique aqui

Para conferir os dias, horários, valor do investimento e realizar sua inscrição, clique aqui