2ª Edição da Super Groom Contest Show acontece durante a PET SHOP EXPO e conta com organização de Johnatan Skolimoski, um dos mais importantes nomes do universo grooming brasileiro

 

Johnatan Skolimoski é um dos mais importantes nomes do universo grooming brasileiro. Com uma carreira que inclui desafios e competições nacionais e internacionais, Skolimoski é o tosador por trás do Super Groom Contest Show. O evento faz parte da programação da feira PET SHOP EXPO, que acontece em simultâneo com a feira VET EXPO e o 15º CONPAVEPA (Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. A competição Super Groom Contest Show promete agitar a programação da PET SHOP EXPO. Nesta entrevista exclusiva, SKolimoski fala sobre o evento, sobre sua carreira, sobre a competição e os competidores.

 

PET SHOP EXPO: Essa é a segunda edição do Super Groom Contest Show. Pode nos contar um pouco sobre a história deste concurso, sua importância e magnitude?

 

JOHNATAN SKOLIMOSKI: O Super Groom é um sonho realizado. Como sempre digo, venho de uma família de cinofilistas e nosso amor sempre foi por bichos e meus ídolos sempre foram profissionais do setor. Sendo minha mãe, uma das profissionais mais respeitadas do mundo, nesta profissão, cresci admirando grandes profissionais e seus grandes feitos, como organizadores de competições. Não sei como explicar, o fato de hoje me ver realizando o mesmo que meus ídolos. É incrível. A vontade de organizar uma grande e bem organizada competição era antiga, pelas decepções que tive em participar de competições com má organização, normalmente organizada por pessoas que não são profissionais da área, e justamente por isso não entendiam as necessidades dos profissionais. Isso é justamente o oposto do que ocorre no Super Groom, pois 100% da equipe é profissional e fazem da suas experiências a base para as soluções dos problemas do evento. Em 2016, especificamente em fevereiro, na semana do Carnaval, fizemos um evento que marcou a história das competições na Sul América. Até aquela data, as competições eram pequenas e limitadas, então após uma união de forças de um ‘conselho’, conseguimos organizar a primeira competição com 160 profissionais, o que consideramos um divisor de águas para o mercado de grooming. O Super Groom abriu portas e provou a potência clara para as grandes competições, sendo o primeiro evento oficial para o Ranking nacional ABEA e internacional EGA .

 

PSE: O que você e sua equipe estão preparando para a 2ª edição do Super Groom Contest Show?

 

JS: Esta edição vem triplicada em proporções proporcionando uma experiência única aos competidores e também ao público. Temos confirmado a presença de um dos mais premiados juízes dos Estados Unidos, Scott Wasserman, padrinho da nossa primeira edição e também confirmamos a presença da Groomer número 1 do mundo, a Russa Anna Bardysheva para julgar e ministrar uma super aula em nosso congresso Internacional. Teremos simultaneamente à competição, um super congresso internacional com grandes mestres estrangeiros como Scott, Anna e a mestra brasileira Adriana Skolimoski. Uma excelente possibilidade para quem quer estudar, competir e desfrutar de uma grande e bem organizada feira de negócios PET e VET.

 

PSE: Quem são os competidores inscritos nesta grande competição? Pode nos falar sobre o histórico de cada um dos competidores?

 

JS: A cada competição conquistamos novos profissionais. Conseguimos de maneira sensível atrair o interesse dos novatos para o mundo competitivo de Tosa, porém não posso deixar de ressaltar as presenças de rotina dos mais competentes profissionais brasileiros na atualidade. Esses profissionais mais experientes, não lutam apenas por um troféu, na verdade os competidores do ranking, lutam por uma evolução direcionada pelos mestres juízes, para que a cada dois anos, sejam os mais pontuados para vestir a camisa da seleção Brasileira no mundial. É coisa séria e mexe com o sonho do tosador. Os competidores de modo geral, são todos tosadores ativos, que foram infectados pelo vírus bom das competições, e sempre se esforçam muito para conseguir as folgas, os cães e também tudo necessário para realizar um bom trabalho.

 

Temos a presença confirmada de grandes Tosadores como:

 

Ricardo Alves é jovem na profissão, mas já conquistou os mais altos pódios e hoje é considerado um dos mais competentes competidores na pelagem Fluffy. Por ser jovem e representar os novatos, tem uma enorme torcida que o admira e o motiva muito.

 

Temos presença confirmada de um dos maiores campeões nacionais e internacionais, Clayton Muniz. Podemos considerar o cara a ser batido.

 

Presença confirmada de Roberson Ezequiel Müller, um jovem profissional que após estudar com os mais competentes do Brasil, se tornou um fenômeno das categorias comerciais.

 

Presença confirmada de um dos maiores campeões brasileiro, talento e muita dedicação define Glauber Paixão. Um garoto que saiu de uma grande Comunidade carioca, atrás do seu sonho de ser grande na profissão, sendo o número 1 do ranking 2015, Glauber Paixão.

 

Entre muitos outros talentos nacionais e também de outros países da América do Sul.

 

PSE: Em uma competição como esta, o que deve ser avaliado e qual o grau de complexidade de cada quesito?

 

JS: É preciso basear-se em:

  • Linha Evidente ( se o animal não está com o corte muito marcado )
  • OutLine ( Linha Superior e Linha Inferior após a tosa realizada )
  • Frente
  • Traseira
  • Proporção
  • Balanço
  • Simetria
  • Acabamento Final
  • Padrão da Raça (não se aplica a categorias não oficiais)

 

O juiz irá observar o profissional:

  • Manuseio adequado do cão
  • Utilização do material de forma adequada
  • Grau de dificuldade do trabalho a realizar
  • Organização durante o trabalho

 

PSE: Quais os níveis da competição Super Groom Contest Show, como ela ocorre etapa por etapa?

 

JS: Separamos a competição em duas partes. Categorias oficiais e categorias comerciais. Oficial são categorias padronizadas que seguem regras internacionais para a soma de pontos para a seleção brasileira. Categorias Poodle/ Raças puras/ Sporting e Hand Stripping. Temos iniciante e profissional porém só o profissional vai para a seleção. Comercial são as categorias voltadas ao dia a dia do banho e tosa.Tosa bebê, tosas asiáticas, penteados, gatos e Criative. Todos em um único nível, profissional. Os ganhadores das categorias oficiais disputam o melhor entre todas as categorias oficiais, BEST IN SHOW oficial. E os ganhadores de cada categoria comercial disputam o best in show comercial.

 

PSE: Não à toa você foi escolhido para organizar o Super Groom Contest Show. Fale um pouco da sua história e experiência. Como se tornou um dos mais importantes nomes do Groom Brasil?

 

JS: Sou afortunado em vir de uma família que fez parte da mudança do mercado nacional e internacional. Por isso convivi com ícones do mercado e com eles pude aprender durante minha adolescência. Sempre fui tosador e em 2009 fiz minha estreia no mundo das competições como iniciante onde conquistei minha primeira competição e fui infectado pelos vírus das competições. Minha família construiu uma das mais premiadas escolas de banho e tosa do mundo, onde eu me dediquei a formar profissionais de sucesso e competidores de alto nível, e me orgulho em ter conseguido. São 16 anos de escola e mais de 30 premiações de excelência em qualidade sendo 16 ISOs. Tive o prazer de estudar e ensinar em mais de 18 países na América e Europa, me acrescentando uma experiência incalculável. No ano passado me desafiei a voltar para as competições e tive um ano de superação e aprendizado fechando o ano entre os Top 4 na categoria Poodle. Neste ano de 2017 sigo em 1º no ranking da categoria Poodle e assim quero me manter até o final do próximo ano, quando se encerra o ciclo do ranking, porém sei que terei de evoluir muito para conseguir me manter entre os dois primeiros. Hoje tenho o segundo canal de groomming mais acessado do mundo, Groom Tv recebe 4 mil acessos de espectadores de 107 países. Sou proprietário de uma marca de roupas e acessórios para profissionais, chamada Groom Show, onde exportamos para seis países onde atendemos os mais exigentes profissionais. Em resumo, me considero um aprendiz que está apenas no início de uma carreira bonita e sou feliz em ter tido a chance de trabalhar com cães.

 

PSE: O que faz um grande campẽao em um campeonato como esse? Claro, não vamos entregar o ouro, mas pode dar algumas dicas?

 

JS: Com o avanço da competitividade, as competições alavancaram muito o conhecimento técnico dos competidores. Quando você comete erros, você aprende e é difícil voltar a cometer os mesmos erros. Cada vez mais os cães têm ficado mais bonitos, e cada vez mais nós competidores estamos escolhendo melhor os modelos e seus respectivos cortes. É importante olhar o estilo que agradam os juízes. É importante preparar previamente o cão escolhido, para criar um vínculo de amizade com o cão para que ele goste de estar com você na mesa. É importante escolher um corte que você goste e preparar o cão para ressaltar as qualidades do pelo que você vai trabalhar. O cão liso precisa ser alisado e o fofo precisa ser afofado. A maior dica que eu posso dar é jamais se esquecer que competição é para se divertir e não para se estressar. Uma vez me estressei e me questionei por que eu estava assim, e entendi que se não for para se divertir e se superar é melhor se contentar com a rotina cansativa do banho e tosa. Venha para se divertir com seu cão.