O colesterol é uma importante substância semelhante à gordura usada para criar hormônios (como vitamina D), construir células saudáveis ​​e digerir sua comida. O colesterol que seu corpo usa pode vir de duas fontes diferentes: seu próprio corpo ou os alimentos que você come. O colesterol na dieta, ou seja, o colesterol dos alimentos, é encontrado apenas em produtos de origem animal (por exemplo, carne, leite, ovos, etc.). O colesterol na dieta não é essencial para a sua saúde, porque o fígado produz todo o colesterol necessário por si próprio. Então, se você é vegano, não precisa se preocupar!

Tradicionalmente, o colesterol LDL é conhecido como colesterol “ruim” e o colesterol HDL é conhecido como colesterol “bom”. Um nível de colesterol total menor ou igual a 200 mg / dL e um nível de LDL menor ou igual a 100 mg / dL é considerado ideal. Se você consome alimentos à base de animais, é uma boa idéia consumir mais de 300 mg de colesterol por dia.

Às vezes, os níveis de colesterol podem se tornar tão altos que se tornam problemáticos para sua saúde. Geralmente, um nível total de colesterol acima de 240 mg / dL é considerado alto. O colesterol alto pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Se você tem colesterol alto ou simplesmente deseja evitar que ele fique muito alto, inclua os seguintes alimentos em seus menus.

1. Maçãs: A pectina da Apple é uma fibra solúvel que ajuda a remover o colesterol do seu corpo! As maçãs contêm flavonóides, que agem como poderosos antioxidantes que parecem impedir o acúmulo de “mau” colesterol na corrente sanguínea.

2. Abacate: O abacate é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, um tipo de gordura que pode ajudar a aumentar o colesterol “bom”, enquanto diminui o “ruim”. Além disso, os abacates contêm mais beta-sitosterol (uma gordura à base de plantas) do que qualquer outra fruta. A American Heart Association recomenda que você obtenha até 15% de suas calorias diárias de gorduras monoinsaturadas.

3. Feijão: Feijão e vegetais são excelentes fontes de fibra solúvel. Comer uma xícara de qualquer tipo de feijão por dia – especialmente rim, marinha, pinto, preto, grão de bico ou manteiga – pode reduzir o colesterol em até 10% em 6 semanas. Segundo o FDA e o Instituto Nacional do Câncer, os adultos devem receber de 20 a 35 gramas de fibra por dia. Isso pode ser feito facilmente adicionando feijão à sua dieta diária.

4. Canela: Um estudo publicado no Journal of Traditional and Complementary Medicine descobriu que ½ – 1 colher de chá de canela por dia pode reduzir significativamente os níveis de insulina e açúcar no sangue em jejum em pessoas com diabetes tipo 2. Também reduz o LDL (colesterol “ruim”) e os níveis totais de colesterol.

5. Alho: o alho demonstrou prevenir coágulos sanguíneos, reduzir a pressão sanguínea e proteger contra infecções. Mais recentemente, o alho recebeu atenção por sua possível capacidade de diminuir os níveis de colesterol.

6. Uvas: As uvas contêm flavonóides que ajudam a proteger o colesterol “ruim” de mais danos e reduzem a acumulação de sangue. O efeito de redução de LDL das uvas vem de um composto, o resveratrol, que as uvas produzem naturalmente que normalmente resistem ao mofo. Quanto mais escura a uva, melhor!

7. Aveia: A aveia contém fibra solúvel, o que reduz o colesterol LDL. Cinco a 10 gramas de fibra solúvel por dia diminuem o colesterol LDL. Comer 1 ½ xícaras de aveia cozida fornece 4,5 gramas de fibra.

8. Salmão: Os principais componentes sanitários do salmão incluem ácidos graxos ômega-3 e proteínas. Esses componentes oferecem benefícios positivos para o sistema cardiovascular. A American Heart Association recomenda que você coma pelo menos duas porções de peixe por semana, principalmente peixes gordurosos (salmão, atum, cavala, sardinha, anchova e arenque).

9. Soja: Os principais componentes promotores de saúde da soja são isoflavonas e fibras solúveis. Recomenda-se 25 a 50 gramas de soja por dia para diminuir o colesterol em 4 a 8%.

10. Nozes: as nozes podem reduzir significativamente o colesterol no sangue porque são ricas em ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3). As nozes também mantêm os vasos sanguíneos Diurex saudáveis ​​e elásticos. As amêndoas também parecem ter os mesmos efeitos, resultando em melhorias em quatro semanas. Uma dieta para baixar o colesterol com pouco menos de 1/3 de uma xícara de nozes por dia pode reduzir significativamente o colesterol LDL.

Além de comer esses alimentos, existem outras mudanças no estilo de vida que você pode fazer para gerenciar seus níveis de colesterol. Adotar um regime regular de exercícios, não fumar, limitar gorduras animais, controlar o estresse e diminuir o consumo de álcool são algumas idéias. O colesterol não é algo para se obcecar, mas algo para se estar atento