Caminhar é uma função humana intrínseca que serve a muitos papéis. Antes de tudo, ajuda a limpar a mente, a andar com os pensamentos e a acalmar-nos. Segundo, é um ótimo exercício que ajuda a tonificar as pernas, perder peso extra, melhorar a ventilação pulmonar e a saúde geral. É também uma ótima maneira de reduzir o risco de doença cardíaca. Acelera temporariamente a freqüência cardíaca, aumentando a circulação sanguínea pelo corpo e levando mais oxigênio a outros órgãos. Ao mesmo tempo, caminhar aumenta a capacidade dos pulmões de absorver oxigênio do ar, reduz a pressão sanguínea, melhora os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Andar a pé pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e funciona independentemente da idade em que você começa. É de baixo impacto, não requer equipamentos ou habilidades especiais e pode ser realizado a qualquer hora do dia e no seu próprio ritmo. Além disso, você pode andar sem se preocupar com os riscos geralmente associados a algumas formas vigorosas de exercício.

Quando caminhamos, carregamos nosso próprio peso corporal. É chamado exercício de sustentação de peso e alguns de seus benefícios são:

Maior aptidão cardíaca e pulmonar
Reduz o risco de doença cardiovascular
Melhor gerenciamento da hipertensão, diabetes, rigidez muscular e articular
Perfil lipídico sanguíneo melhorado
Aumento da força muscular
Gordura corporal reduzida.
Para obter benefícios gerais e para a saúde do coração, é necessário caminhar pelo menos 30 minutos por dia o mais rápido possível. Rapidamente significa que você ainda pode falar, mas pode ser um pouco ofegante. Nem precisa ser ininterrupto; três caminhadas de dez minutos por dia também funcionarão com a mesma eficiência. Você ajudará a baixar a pressão arterial e fortalecerá o coração apenas caminhando regularmente. Portanto, tente fazer da caminhada sua rotina diária:

Subindo as escadas e evitando o elevador
Descer do transporte público uma ou duas paradas antes e caminhar até o destino final (casa ou trabalho)
Caminhar, não dirigir, até as lojas locais
Levando seus filhos à escola
Estacione o seu carro mais longe do seu destino.
Como já foi mencionado, a caminhada regular desencadeia processos anti-envelhecimento e também ajuda a reparar o DNA antigo. Para se manter motivado, caminhe com amigos ou colegas de trabalho no almoço, passeie com o cachorro do seu ou do vizinho, entre em um clube de pedestres, use um pedômetro ou seu aplicativo de telefone para medir o número de etapas feitas por dia e comece a aumentar gradualmente. Recomenda-se começar com 2 000 etapas e trabalhar em direção à meta de 5 000 etapas. Depois de atingir a meta desejada, você pode apenas manter seu nível de condicionamento físico ou definir uma meta de 10.000 etapas. Lembre-se, mesmo um pouco de caminhada é bom, mas mais é melhor.