O coronavírus, também conhecido como Covid-19, está na lista de doenças infecciosas. No entanto, esta é uma nova forma de vírus e foi descoberta recentemente. A maioria das pessoas que contrai esse vírus sofre de sintomas leves ou moderadamente graves. O bom é que a maioria dos pacientes se recupera da doença sem nenhum tratamento. Neste artigo, falaremos sobre os sintomas e medidas preventivas que podem ajudá-lo a permanecer seguro.

De acordo com estudos realizados até o momento, indivíduos mais velhos e aqueles que já têm condições médicas subjacentes, como câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes, têm maior probabilidade de sofrer sintomas graves das doenças.

No que diz respeito à prevenção, a melhor maneira é ser informado, o que significa que você precisa tomar as devidas precauções para evitar pegar o vírus. Para isso, você precisa entender o que causa as doenças e como elas se espalham de uma pessoa para outra.

A primeira e mais importante medida preventiva é lavar as mãos com freqüência usando um desinfetante, como álcool, e evitar tocar o nariz, cabelos, lábios ou outras partes do rosto.

Agora, a pergunta de um milhão de dólares é: como esse vírus se espalha? De acordo com as pesquisas mais recentes, o coronavírus tende a se espalhar quando uma pessoa infectada espirra ou tosse. As minúsculas gotículas da descarga do mouse ou do nariz da pessoa entram no corpo de outra pessoa através do barulho ou da boca. Portanto, é importante seguir a etiqueta respiratória adequada.

Atualmente, não temos tratamentos ou vacinas para o coronavírus. Mas os ensaios clínicos ainda estão em andamento para avaliar possíveis tratamentos e sua eficácia. Você pode obter informações atualizadas no site da OMS.

Prevenção

Felizmente, existem algumas maneiras comprovadas de prevenir a infecção e diminuir o ritmo em que ela se espalha. Dada a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a se salvar da infecção e diminuir a propagação.

  • Crie o hábito de lavar as mãos com água e sabão. É melhor lavar as mãos por pelo menos 20 segundos, pois é a quantidade de tempo que a água com sabão leva para matar o vírus.
  • Se alguém estiver espirrando ou tossindo, mantenha-se a pelo menos um metro de distância.
  • Tanto quanto possível, tente não tocar em seu rosto
  • Se você precisar espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca para impedir que as gotículas infectem outras pessoas ou coisas à sua frente.
  • Se você acha que está infectado pelo vírus, não saia e fique dentro do seu quarto.
  • Não fume ou participe de atividades que possam causar enfraquecimento dos pulmões.
  • Pratique o distanciamento social e não viaje, a menos que você realmente precise.

Sintomas

Antes de tudo, é importante observar que o coronavírus não afeta a todos da mesma maneira. Como o Covid-19 espalha doenças respiratórias, a maioria das pessoas sofre de sintomas leves a moderados. Isso significa que a maioria dos pacientes pode se recuperar da doença sem receber nenhum tratamento especial. Tudo o que eles precisam fazer é manter-se afastado de todos e praticar as dicas fornecidas acima.

No entanto, pessoas com condições subjacentes correm um risco maior de sofrer de sintomas graves. Alguns deles podem até morrer do vírus. Da mesma forma, pessoas com mais de 60 anos também correm maior risco de sintomas graves. Portanto, essas pessoas devem ter mais cuidado do que outras.

Sintomas comuns:

Dada a seguir são alguns sintomas comuns do vírus. São sintomas leves e podem desaparecer entre 7 e 14 dias.

  • Tosse seca
  • Cansaço
  • Febre

Outros sintomas:

  • Dor de garganta
  • Dores e dores
  • Falta de ar
  • Poucas pessoas podem sofrer de corrimento nasal e diarréia

Se você tiver sintomas leves ou estiver observando o auto-isolamento, entre em contato com seu médico para obter conselhos sobre como fazer o teste para o vírus. Isso é importante se você quiser salvar você e sua família da infecção. Sua vida e a vida de sua família estão em suas mãos.

Se você tiver tosse, febre ou dificuldade em respirar, entre em contato com o médico imediatamente, sem perder tempo.

Portanto, essas foram as informações básicas sobre o Covid-19 e as etapas que você pode executar para se salvar da infecção