Nesta sociedade ocidental em ritmo acelerado, estamos constantemente conectados e disponíveis 247, temos informações fluindo para nós diariamente e há uma expectativa crescente de que respondamos instantaneamente. Dado tudo isso, existe uma necessidade crescente de estarmos operando ou funcionando em termos de nossa saúde mental, não apenas em níveis ‘normais’ ou ‘aceitáveis’, mas em níveis ‘ideais’.

Ótimo significa que estamos trabalhando nos níveis mais altos mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente, para que possamos lidar bem com as demandas da vida. Se estamos operando em um nível abaixo do ideal, é muito mais difícil executarmos até as funções básicas da vida.

Então, como podemos garantir que nossos níveis de saúde e bem-estar sejam o que deveriam ser?

Um fator contribuinte essencial para a saúde mental e o bem-estar a longo prazo é garantir que tenhamos de 7 a 9 horas de sono de boa qualidade por noite.

Reparar

O sono repara o corpo. Isso tem um efeito positivo de como você funciona cognitivamente nos dias seguintes e seguintes. Quando dormimos, dormimos em ciclos de 60 a 90 minutos. Durante esse tempo, oscilamos entre o sono profundo (o chamado delta), onde o corpo se repara e o sono REM mais leve.

Recordar

O sono REM (movimento rápido dos olhos), ou sono mais leve, move as informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Isso ajuda você a recuperar melhor as informações que absorve diariamente. É durante esta fase REM do sono que seus olhos se movem rapidamente de um lado para o outro (daí o nome) e que você sonha.

Ritmo

Dormir na hora certa (idealmente 22:00) e dormir a quantidade certa todas as noites mantém seu ritmo circadiano sob controle. Seu ritmo circadiano é o relógio natural do corpo que lhe dá sinais quando é hora de você dormir e quando é hora de você acordar. Os padrões de turnos de trabalho (especialmente os turnos noturnos) podem desequilibrar isso, o que pode ter grandes conseqüências não apenas para sua saúde mental e física, mas também para sua saúde intestinal.

A falta de sono de boa qualidade significa que, em vez de ficar totalmente acordado e energizado durante o dia, você pode ficar sonolento, lento e incapaz de se concentrar por um período de tempo significativo. Além disso, quando você está na cama à noite, pode se sentir “cansado e com os fios” (o que significa que seu corpo está fisicamente cansado, mas sua mente está bem acordada e, portanto, é incapaz de dormir).

A melatonina, o hormônio que prepara seu corpo para dormir, e a serotonina (seu hormônio acordado) precisam estar em equilíbrio para que você funcione da melhor forma possível durante o dia. Isso significa que a melatonina entra naturalmente por volta das 21h (para ajudá-lo a dormir) até cerca das 7h quando a serotonina é liberada para levá-lo ao longo do dia. Quando esse ciclo de melatonina e serotonina está em equilíbrio, você fica totalmente acordado durante o dia e sonolento à noite (quando deveria estar). Por sua vez, isso significa que você terá uma melhor noite de sono.

Immune Booster

Portanto, nunca subestime o poder do sono se você valoriza sua saúde e bem-estar. O sono de boa qualidade não apenas nos ajuda a funcionar de maneira mais eficaz, como também estimula nosso sistema imunológico, ajudando-nos a evitar vírus e outras infecções que capturaríamos mais facilmente com um nível e qualidade de sono inferiores.

O sono é, portanto, um dos pilares fundamentais da incrível saúde e bem-estar. Sem ele, com o tempo, podemos encontrar-nos não apenas operando em pé de igualdade, mas nos abrindo para condições crônicas exaustivas, como EM, síndrome da fadiga crônica ou fibromialgia. Essas condições podem ser debilitantes e, se não forem controladas, podem nos deixar presos na cama ou na cadeira de rodas.

Portanto, uma maneira importante de cuidar da sua saúde mental a longo prazo é garantir que você não apenas tenha 7-9 horas, mas que vá para a cama na hora certa para aumentar suas chances de ter uma noite muito melhor. dormir.